Início » Eventos em Geral 🗓️ » Outubro Rosa 2021 – Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama

Outubro Rosa 2021 – Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama

O Outubro Rosa 2021 é um evento de grande importância para os brasileiros. Isso porque é através da campanha Outubro Rosa 2021 que há uma maior conscientização sobre o câncer de mama, em especial entre as mulheres.

Muitos meses do ano possuem uma campanha voltada para alguma doença ou condição de saúde, o que serve como estímulo ao conhecimento.

Entenda mais sobre o Outubro Rosa 2021 logo abaixo!

O que é Outubro Rosa 2021?

outubro rosa

O Outubro Rosa 2021 é um evento dedicado à prevenção do câncer de mama, que abrange de 1 a 31 de outubro.

O objetivo é conscientizar a população e incentivar a realização dos exames preventivos para que a doença seja detectada o mais precocemente possível. 

Como a doença avança com o tempo, é essencial que ela seja diagnosticada o mais rápido possível, o que garantirá mais chances de cura.

Em todo evento de Outubro Rosa, há ainda um foco em promover dicas para as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico dessa doença, que pode ser devastadora, pois após o câncer de pele, o câncer de mama é a segunda maior causa de mortes das mulheres em todo o planeta.

O Outubro Rosa 2021 terá temas que abordem a temática da doença, auxiliando as mulheres a entenderem a saúde de seus corpos e buscar o suporte quando for necessário.

Programação Outubro Rosa 2021

O Outubro Rosa 2021 tem uma programação variada de estado para estado, município para município. As diversas instituições públicas e privadas promovem vários meios de divulgar e alcançar o maior número de pessoas.

mãos com laço rosa

Folhetos, cartazes e vários eventos são criados sobre o tema.

É comum a realização de exames preventivos gratuitos ou com preços bem reduzidos.

É importante lembrar que a mamografia é necessária a partir dos 50 anos, devendo ser feita todos os anos, pelo menos até os 69 anos. Por meio desse exame, é possível visualizar o interior da mama e identificar nódulos com até 1 centímetro em seu estágio inicial.

Pode não ser comum, mas as mulheres mais jovens também precisam tomar cuidados quanto a essa doença, principalmente quando há casos na família.

Embora se fale muito das mulheres, os homens também podem ser alvos do câncer de mama e também devem prestar atenção e aproveitar o período do Outubro Rosa 2021 para checar a saúde. 

O câncer de mama não possui sintomas no estágio inicial, por isso o autoexame mensal e a mamografia anual são duas ações essenciais!

Quando começou a campanha Outubro Rosa?

A iniciativa do Outubro Rosa é da Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos, ainda no início dos anos 90.laço rosa icon

Durante o mês de outubro, no país norte-americano, muitas ações de combate ao câncer de mama foram feitas.

Nesse período, também foi feita a primeira Corrida pela Cura, onde os participantes receberam um laço rosa, que simboliza a luz contra a doença.

Depois de alguns anos, o congresso nacional dos EUA determinou outubro como o mês nacional da prevenção do câncer de mama. Esse movimento foi abraçado por vários outros países e é assim até hoje.

Comente